terça-feira, 16 de abril de 2013

Quem tem boca "vai a" Roma

Estimados viajantes, estudem outras línguas!!! Quem tem boca e boa comunicação chega a qualquer lugar e consegue certas coisas que as vezes nem mesmo o dinheiro poderia comprar. Lembrem-se que viajar é também uma arte/habilidade e não somente um direito adquirido, logo pode e deve ser aprimorado.
Definitivamente falar um outro idioma é um dos pilares do sucesso de uma viagem internacional, sendo o inglês o "principal" deles, não por isso 100% suficiente. Certos lugares têm sua identidade cultural muito forte e meio que recusam qualquer tipo de estrangeirismo, portanto busquem sempre aprender mais e mais... Ao falar as palavras básicas ("mágicas") já sentirá a diferença.
Falar 5 idiomas já me proporcionou muitas regalias, me levou a caminhos e locais alternativos e a conhecer pessoas de uma forma mais profunda e com elas estreitar e manter os laços de amizade.
Hoje em poucas horas de voo já senti isso mais uma vez. Primeiro, pedi ao copiloto para visitar a cabine para fazer umas fotos, e fiz isso no italiano básico/intermediário que falo. Tudo bem que usei como argumento ser o meu aniversário, mas tenho certeza que ter falado com ele no seu idioma nato já o fez receber o pedido de uma forma mais aberta. Conclusão: fui a cabine, algo que nem é permitido, principalmente pós 11 de setembro, e por lá fiquei por alguns minutos não só fazendo fotos, mas também batendo papo com piloto e copiloto sobre nossas respectivas cidades (rio e roma).
Não satisfeito, na volta parei pra conversar com minha vó e acabei ajudando a uma aeromoça com uma mala pesada e ela (que já tinha me visto falando italiano com o piloto e português com minha vó) agradeceu em francês "merci". Prontamente eu disse "de rien", para sua surpresa e arregalar de olhos...
Ela: "quantas línguas você fala???"
Eu: "5"
Ela: "bravíííssimo!!! Meus parabéns"
Eu: "então o parabéns é duplo, pois além de falar cinco línguas, hoje é meu aniversário"...
Foi então que ela fez com que todas as aeromoças do avião me desejassem "tanti auguri" e dali em diante as tais regalias se fizeram presentes, e as guloseimas e bebidas da 1ª classe apareciam espontaneamente na minha mesa.
Quem tem boca vaia, vai a, come e bebe bem em Roma!
Falar outros idimoas é a chave mestra das portas do mundo, façam bom uso dela!!!
Obs: e esta chave pode ser usada sem nem mesmo sair do seu país, ao (bem) receber os estrangeiros, mas sobre isso eu falo melhor num próximo post.

Histórico e sugestão de cursos:
Inglês: cultura inglesa e burkburnett highschool (intercâmbio Texas, EUA)
Espanhol: yspanus
Italiano: yspanus e instituto michelangelo (Florença, Itália)
Francês: prolem-uff e france langue (Nice, França)

Para intercâmbios em geral: Bex Tur e World Study são de excelente atendimento e experiência no mercado. Indo lá, podem falar no meu nome! Procurem por João ou Síria (Bex) e Érika ou Tetê (WS).




5 comentários:

  1. Boaa Leo...aprender novas línguas é realmente prazeroso, além de nos facilitar em viagens é claro. Pra quem está sem tempo e desmotivado, separe 2 horinhas do seu sábado e se torne um poliglota.

    ResponderExcluir
  2. \O/ \O/ \O/ BRAVO!!! BRAVO!!! BRAVO!!!

    Em todas as línguas, eu amo sua cabeça, boca e dentes. Deles saem as mensagens mais lindas e inteligentes.
    O sorriso mais meigo, carinhoso, cativante e prazeroso. Uma beleza rara.
    Vc. é um mundo de benção e perfeição.
    Que viagem... ter vc. por aqui. Do lado, dentro e prá sempre.
    Amor maior meu.
    Sua mãedrinha, tttittiaa, amiga Káitia.

    ResponderExcluir
  3. Leozito!
    Que delícia ler o seu texto... me transportei para dentro do avião junto com vc e sua vovó! hahaha! Além disso com certeza me sinto mais estimulada pra aprender outras línguas além do portugês/inglês/portunhol. Sinto que meus sábados a partir de agora estarão parcialmente comprometidos...
    Continue escrevendo, vc com certeza tem habilidade e talento de sobra pra fazer esse blog bombar!

    Have a save trip!
    Gute Fahrt!
    Bon voyage!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Irmão... Parabéns... Além de orgulhoso me surpreendeu e me emocionou com seu texto... já li para umas 10 pessoas... ADOREI... Beijos Luiz Pinciara

    ResponderExcluir